Gastos até setembro comprometem meta fiscal do governo

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores

A meta fiscal de superávit primário em 2012 não deverá ser atingida. Nos nove meses da execução orçamentária até setembro o governo cobriu cerca de 56% da meta anual e, assim mesmo, graças à forte contribuição de dividendos pelas estatais federais. O secretário do Tesouro Arno Augustin afirma ter esperança de recuperar o atraso no cumprimento da meta anual ao contar com maior arrecadação de tributos proveniente do que chama de “aceleração da economia no fim do ano”.

Não é realista contar com melhoria no desempenho fiscal. O gasto corrente do governo tem demonstrado resistência a qualquer tipo de controle mais rigoroso. O secretário do Tesouro reconhece que a verba de Pessoal, por exemplo, encosta numa cifra indigesta, quase 10% de expansão nominal, em um ano que se consideraria decisivo para um controle mais efetivo da despesa pública. Por outro lado, a aceleração do investimento ainda é tímida. Em 2012 o governo terá desperdiçado a grande c de controle oferecida pela forte redução dos encargos com juros.

 Ed.60

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…