Inflação brasileira entre as maiores

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Banco de Compensações Internacionais – BIS – divulgou seu relatório anual com as projeções para a inflação para os vários países que a instituição pesquisa. O relatório projeta a inflação brasileira em 6,3% para este ano. Essa projeção indica a terceira mais elevada inflação entre as grandes economias. A mais elevada é a da Turquia, com taxa de 8,3%, seguida da Rússia com 6,4%. No grupo dos Brics, somente o Brasil e a África do Sul, com 6,2%, terão alta maior dos preços este ano, enquanto o nível permanece estável ou em queda nos outros países.

A RC Consultores projeta a inflação para este ano em 6,4%, índice próximo do teto da meta de 6,5%. O rompimento da meta só não ocorrerá porque os preços administrados continuam represados. Na última sexta-feira o governo de São Paulo autorizou um reajuste médio de 5,29% nos pedágios nas rodovias paulistas. As concessionárias ameaçam entrar na Justiça por considerar o reajuste autorizado, abaixo da inflação, como quebra de contrato. O calendário eleitoral continuará influenciando os reajustes dos preços administrados. Tudo indica que no próximo ano, quando será necessário ajustar esses preços represados, o Brasil continuará liderando o ranking do BIS com uma das maiores inflações.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…