Merkel apoia visão do presidente do BCE para defender o euro

José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A chancelar alemã, Angela Merkel, reafirmou ontem no Canadá o seu compromisso de fazer “o possível” para defender o euro, apoiando as declarações do presidente do BCE, Mario  Draghi, que afirmou que faria o que fosse preciso para salvar o euro e levantar a perspectiva de compra de títulos de países endividados. “As decisões recentes do BCE demonstram que a instituição considera que uma ação política é simplesmente um pré-requisito a uma evolução positiva na zona euro”, disse Merkel, defendendo uma “partilha das responsabilidades no plano político”.

Não faz sentido pensar no fim do Euro. Este foi o consenso a que chegaram os especialistas reunidos ontem na Fecomercio-SP para debater a crise econômica na Europa. O consenso foi que a solução para a crise atual não será rápida, mas o custo de acabar com o Euro “é tão grande que não há como isso acontecer” conforme palavras de um dos participantes.  Acreditamos que  o encaminhamento para solução da crise passa pela integração fiscal da zona do euro.

Ed.10

Comentários

comentários

Posts relacionados

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…

Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro e caem 0,6% no acumulado 12 meses

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito subiu 0,5% em setembro na comparação mensal (com ajuste sazonal), enquanto na variação acumulada em 12 meses, a trajetória do indicador apresentou melhora de 1 p.p. em relação ao mês anterior, apresentando retração de apenas 0,6%….