Panorama do Varejo e Crédito

A partir deste mês a Boa Vista SCPC em parceira com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) passa a divulgar mensalmente um relatório contendo informações específicas do mercado de crédito e varejo, utilizando exclusivamente indicadores desenvolvidos pelos parceiros.

O “Panorama do varejo e crédito” é um boletim mensal e gratuito que tem como objetivo desenvolver uma análise sintética dos indicadores, contribuindo para o enriquecimento dos diagnósticos de mercado.

No total são onze indicadores divididos inicialmente em três grupos: Demanda e Risco de Crédito; Endividamento e Inadimplência; Consumo e Varejo. No primeiro grupo, será contemplado a análise sobre o comportamento dos consumidores na busca pelo crédito no mercado e o risco representado aos concedentes. No segundo, haverá uma análise detalhada sobre o comportamento do fluxo da inadimplência, além de uma apresentação dos aspectos gerais do endividamento das famílias. No último grupo aprofundar-se-ão as análises dos indicadores de crédito destinados especificamente ao ramo varejista da economia.

O relatório será acompanhado de um quadro resumo dos indicadores apontando o comportamento marginal e a trajetória percorrida ao longo do último ano.

Ao final de todos os meses serão avaliados conjuntamente o comportamento desses indicadores no curto e longo prazo, bem como suas influências sobre os demais indicadores da economia.

Analisados os aspectos gerais dos indicadores, a conclusão do panorama será feita de forma opinativa, levando em consideração a conjuntura econômica, realizando um contraste tanto pelo lado dos consumidores quanto pelo lado dos empresários e apontando possíveis tendências do mercado de crédito e varejo.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Estatísticas monetárias e de crédito: Queda na inadimplência, na taxa de juros e no spread em agosto

O Banco Central divulgou as Estatísticas monetárias e de crédito em relação ao mês de agosto. O estoque total de empréstimos e financiamentos do país aumentou 1,9% em relação a julho, alcançando a marca de R$ 3.736,5 bilhões. Na comparação com agosto do ano passado, o saldo apresentou crescimento de 12,1%. Considerando a origem dos…

Confiança da indústria recupera toda perda acumulada em março-abril e atinge o maior nível desde janeiro de 2013

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou em 106,7 pontos em setembro, avançando 8,1% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Já em relação a setembro do ano passado, o indicador avançou 10,9%. Com este resultado, o indicador atinge seu maior nível desde janeiro…

Banco Central revê projeções de Atividade e Crédito após período agudo da crise

O Banco Central divulgou hoje o Relatório de Inflação referente ao 2º trimestre do ano. Dentre os destaques, as expectativas em relação à Atividade e ao Crédito foram revisadas para cima.   Atividade   Em relação à Atividade, o Banco Central destacou que, após o período mais dramático da crise provocada pela pandemia e, consequentemente, da abrupta queda registrada nos…