Planalto sinaliza dúvida quanto ao PIB 2013

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores

Ao divulgar objetivo de não permitir o PIB crescendo menos do que 2,7% este ano, o Planalto de fato sinaliza a dúvida, cada vez mais patente nas ações de curto prazo do governo, quanto ao resultado da economia produtiva em 2013. Na média de opiniões de especialistas, acompanhada pela pesquisa Focus, a estimativa de expansão do PIB está hoje em 2,93% e vem caindo gradativamente à medida em que se constata um comportamento mais contido do consumo e a lenta reação do investimento. A RC Consultores, desde o início do ano, tem antecipado sua projeção de um crescimento de apenas 2,7% em 2013.

O Banco Central também acompanha a divulgação, hoje, da estimativa de crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2013. Se a taxa ficar bem abaixo de 1%, que o mercado esperava, como 0,8% por exemplo, a projeção do ano como um todo poderá confirmar a queda do ritmo do PIB e, com isso, segurar o aumento da taxa de juros. Assim, ao repetir o último aumento da Selic realizado em abril, de 0,25%, o BC estaria optando por pisar mais devagar no freio do consumo para não derrubar o crescimento do PIB além do politicamente suportável.

Ed.195

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…