Varejo tem queda nas vendas

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE, indica que houve um recuo de 0,4% no volume de vendas do comércio varejista em fevereiro. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda foi de 0,2%. O destaque negativo foi o recuo na atividade de hipermercados e supermercados, que responde por 50% do varejo nacional. As vendas de alimentos e bebidas caíram 2,1% na comparação com o mesmo mês de 2012. O varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, teve queda de 0,7%. As vendas de veículos recuaram 1,7%.

Os dados da pesquisa mostram que todos os ramos do comércio tiveram desempenho negativo, o que marca a tendência de desaceleração nas vendas. O modelo de alto consumo para alavancar o PIB dá sinal de esgotamento. Sem a urgente elevação da taxa de investimento continuaremos discutindo quais medidas precisam ser tomadas para ver em quantos décimos o nosso “pibinho” pode crescer.

Ed.163

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,4% em outubro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,4% em outubro quando comparado a setembro na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (novembro de 2016…

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…