34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês.

Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa sobre Educação Financeira também constatou que 61% dos consumidores aprenderam por conta própria a lidar com o dinheiro. Outros 28% dizem que os pais foram os responsáveis por introduzir este assunto no seu dia a dia.

Quando questionados se já buscaram informações sobre Educação Financeira, 43% dos consumidores dizem que sim.

Entre os que afirmam fazer o controle orçamentário, 47% alegam que já buscaram orientações de Educação Financeira. Entre os que dizem não fazer, 36% já precisaram se informar sobre o tema.
E onde obtiveram essas informações? 46% dos consumidores alegam que recorreram a pesquisas do tema em sites específicos sobre Educação Financeira. Entretanto, apenas 29% afirmam que essas informações foram suficientes para esclarecer ou os ajudar com o que precisavam.

 

educacaofinanceira

           Fonte: Boa Vista SCPC

51% alegam que recorreram a pesquisas sobre Educação Financeira porque queriam alternativas para controlar os gastos. 33% por estar endividados. 5% para entender e realizar investimentos e 11% apenas para conhecimento.

De um modo geral, quando indagados em quais situações procurariam por informações ou dicas de Educação Financeira, a maioria respondeu querer economizar dinheiro (25%), seguida de dificuldades financeiras (19%) e informações sobre investimento ou como fazer para render o dinheiro (19%).

Portal Consumidor Positivo

Para auxiliar o consumidor com suas finanças pessoais, a Boa Vista SCPC mantém o portal www.consumidorpositivo.com.br, no qual oferece conteúdos com dicas de educação financeira e orçamento doméstico. Os materiais podem ser acessados gratuitamente no portal.

Metodologia

Nesta pesquisa eletrônica sobre Educação Financeira, a Boa Vista SCPC entrevistou 1.194 consumidores em todo o país. O levantamento foi realizado através da internet, entre os dias 22 de maio a 03 de julho. Os resultados devem ser lidos considerando margem de erro 3p.p. e 95% de grau de confiança.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Pedidos de falência caem 19,6% no acumulado em 12 meses

Os pedidos de falência caíram 19,6% no acumulado 12 meses (setembro de 2017 até agosto de 2018 comparado aos 12 meses antecedentes), segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC. Mantida a base de comparação, as falências decretadas subiram 15,0%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial houve diminuição de 6,0%. As recuperações judiciais…

Movimento do Comércio avança 4,1% no acumulado em 12 meses, diz Boa Vista SCPC

O Indicador do Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 4,1% no acumulado em 12 meses (setembro de 2017 até agosto de 2018 frente ao mesmo período do ano anterior), segundo o indicador da Boa Vista SCPC. Em agosto, na avaliação mensal dessazonalizada, o indicador ficou…

Para BC, atividade econômica avança 0,57% em julho

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) subiu 0,57% em julho na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,46%. Na comparação ante o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 2,56%. O comportamento da atividade em julho contraria a…