34% das empresas entrevistadas no 1º trimestre de 2018, pela Boa Vista SCPC, em sua Pesquisa Percepção Empresarial, informaram que pretendem demandar mais crédito este ano na comparação com 2017. Deste montante, 55% alegaram que o principal motivo do aumento da demanda por crédito será para realizar novos investimentos em seus negócios. Já 29% usarão a renda para alavancar o capital de giro e outros 16%, para o pagamento de empréstimos.

Quando divididos por setor, 35% das empresas do Comércio e de Serviços demandarão mais crédito em 2018, contra 31% da Indústria. Por região, a quantidade de empresas que buscarão mais crédito será menor no Sudeste (33%) e Sul (24%), em comparação às demais: Norte e Nordeste (42%) e Centro-Oeste (44%). Quando observado o recorte por setor, a preocupação também será maior no uso do crédito para investimentos, em detrimento do capital de giro e pagamento de contas.

Ainda em relação às empresas que demandarão mais crédito este ano, 36% delas esperam que a taxa de juros seja menor que as praticadas em 2017. Para 26% as taxas serão iguais e para 22% maiores. Na análise por segmento, a expectativa de contratar empréstimos com taxas menores é maior entre a Indústria (47%), seguido do Comércio (43%) e Serviços (30%).

A Pesquisa Percepção Empresarial da Boa Vista identificou ainda que 54% dos empresários entrevistados se disseram confiantes no aumento dos investimentos ao longo do ano. O setor de Serviços (57%) registrou maior otimismo na comparação ao Comércio (54%) e Indústria (51%).

63% das empresas esperam que o faturamento cresça em relação ao ano passado. As grandes empresas são as mais otimistas neste quesito, esperando um aumento na receita de 76% em 2018. Por setor, o de Serviços (65%) registra maior otimismo, seguido do Comércio (62%) e Indústria (59%).

37% das empresas declaram que a inadimplência deverá ficar no mesmo patamar que a registrada em 2017. Ela deverá cair na opinião de 30% dos empresários. Para outros 20% apresentará crescimento. O setor de Serviço mantém o otimismo frente aos demais segmentos e espera queda de 32% na inadimplência, contra 31% do Comércio e 22% da Indústria.

De modo geral, 38% declaram que o nível de endividamento das empresas deverá diminuir ao longo de 2018, comparado ao ano anterior. Para 30% ficará igual e para outras 14% irá aumentar.

Metodologia

A Pesquisa Percepção Empresarial, da Boa Vista, busca identificar a visão dos empresários do ponto de vista econômico ao longo do ano. Para a coleta das informações foi utilizada a metodologia quantitativa por meio de questionário eletrônico via internet, no período de 02 a 27 de abril de 2018. O universo da pesquisa é representado por empresas dos diferentes setores de Comércio (atacadista e varejista), Serviços, Indústria, Construção Civil e Instituições Financeiras. A amostra é de aproximadamente 700 empresas, distribuídas por porte, setor e região. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 3,8%, para mais ou para menos.