Sete em cada dez brasileiros disseram, em pesquisa à Boa Vista SCPC, que irão acompanhar os jogos da Copa do Mundo da Rússia. Realizada entre os dias 6 e 11 de junho, com cerca de mil respondentes em todo o Brasil, a pesquisa Hábitos de Consumo e de Comportamento do Brasileiro para a Copa do Mundo de 2018 constatou ainda que a maioria irá acompanhar pela TV aberta (48%), seguidos dos que assistirão em TV por assinatura (39%), Internet (9%) e Rádio (2%).

A pesquisa também identificou se os brasileiros que irão assistir aos jogos na TV pensaram em dar um upgrade, migrando de TV aberta para TV por assinatura, ou ampliando o pacote de canais. A maioria (97%) respondeu que não pretende fazer esse investimento por conta dos jogos da Copa.

Aos que irão assistir a cobertura da Copa pela TV, a maioria respondeu que fará em casa (54%), seguidos dos que farão na residência de amigos e familiares (21%), no trabalho (13%), em bares, restaurantes e padarias (8%) e em telões e locais públicos (2%).

O setor de alimentos e bebidas será o mais procurado pelos consumidores, superando o de artigos de festas, brindes ou esportivos. Segundo a pesquisa da Boa Vista SCPC, 70% dos consumidores irão comprar alimentos e bebidas para consumir durante os jogos da Copa do Mundo e 19% disseram que investirão em camisas e itens para animar a torcida (bandeiras, enfeites etc).

Dos entrevistados que vão gastar algum recurso por conta da Copa, 60% pretendem investir valores que não ultrapassam os R$ 200 com estas compras. Outros 22%, no entanto, estão dispostos gastar valores entre R$ 200 e R$ 400. Os que gastarão de R$ 400 a valores superiores a R$ 1000 são 18% dos entrevistados.

Já sobre o desempenho da Seleção Brasileira, 40% estão otimistas e acreditam que o Brasil vai ganhar esta Copa. Com a Seleção chegando à final, 70% responderam que irão festejar em casa ou na residência de amigos e familiares. 20% comemorarão em bares e restaurantes, e 10% nas ruas.

Metodologia

A pesquisa Hábitos de Consumo e Comportamento do Brasileiro para a Copa do Mundo de 2018, elaborada pela Boa Vista SCPC, teve por objetivo identificar os hábitos de compras dos consumidores para a comemoração da Copa do Mundo, suas preferências e a perspectiva de a Seleção Brasileira vencer o campeonato. Foi realizada de modo quantitativo, por meio de abordagem via internet, no período de 06 a 11 de junho de 2018. O universo é representado por consumidores de todo o Brasil, incluindo aqueles que buscaram informações e orientações no portal Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC (www.consumidorpositivo.com.br). A amostra é aleatória, não probabilística, alcançando aproximadamente 1.000 respondentes. Para leitura dos resultados foram consideradas as diferenças estatísticas entre as amostras coletadas, sendo 3% de margem de erro e confiabilidade de 95%.