A Boa Vista SCPC realiza de 10 a 14 de novembro o mutirão de negociação de dívidas “Acertando suas Contas” (www.acertandosuascontas.com.br). Pioneira nesse tipo de iniciativa, que também inclui orientações de educação financeira, a Boa Vista SCPC realiza desde 2010 essa iniciativa, em que consumidores podem negociar diretamente com credores suas dívidas em condições favoráveis. Este ano, o “Acertando suas Contas” será realizado no Memorial da América Latina.

Maior programa de sustentabilidade de crédito do Brasil, o “Acertando suas Contas” já beneficiou 815 mil famílias, que realizaram 346 mil negociações de dívidas em condições favoráveis, em mais de 60 cidades das várias regiões do País. A exemplo das edições anteriores, o atendimento é gratuito e abrange a consulta ao CPF, a identificação da dívida, detalhamento dos dados da empresa e a orientação para a renegociação, independentemente de o credor estar ou não presente no mutirão. Se o credor for uma das empresas participantes do mutirão, o consumidor realiza a renegociação de imediato no local. Para negociar suas dívidas, o consumidor deve ir até o Memorial da América Latina levando RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para agilizar o atendimento e a negociação, é aconselhável que o consumidor leve também a conta mais recente referente à dívida que pretende negociar (conta de luz, por exemplo).

Além das negociações, esses eventos são voltados para educação financeira. Durante as edições do “Acertando suas Contas” já foram distribuídas 800 mil cartilhas de orçamento doméstico, com orientações para o consumidor aprimorar seu planejamento financeiro. Nos eventos também são realizadas palestras de educação financeira ministradas voluntariamente por profissionais da Boa Vista SCPC, integrantes de seu programa de Educação Financeira, especialmente treinados para dar essas orientações.

Além de São Paulo, o “Acertando suas Contas” contempla neste este ano, no Estado de São Paulo, as cidades de Andradina, Guarulhos, Pirapozinho, Itatiba, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Registro e Tietê. Nestas localidades, para a realização da campanha, a Boa Vista SCPC conta com a parceria das associações comerciais, empresariais e industriais destes municípios.

No evento que começa dia 10 de novembro, estarão presentes as empresas: AES Eletropaulo; Bradesco Cartões e Bradescard; Casas Bahia; Citibank; Claro; Comgás; Embratel; Natura; NET; Recovery; e Santander e Santander Financiamentos.

Segundo Maria José Barros, diretora de sustentabilidade da Boa Vista SCPC “o Acertando suas Contas é uma excelente oportunidade para o consumidor regularizar as contas que estão com o pagamento atrasado, limpar o nome e voltar a ter acesso facilitado ao crédito, especialmente para as compras de fim de ano. Faltando pouco para o Natal, muitas pessoas querem reorganizar as finanças pessoais, usando muitas vezes o 13º salário para quitar dívidas pendentes e, com isso, começar o ano novo com as contas em dia. Esse cuidado que tem sido cada vez mais comum, diante do cenário atual de crise econômica que preocupa cada vez mais a população”.

De acordo com recente Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC em setembro de 2015, embora 20% dos consumidores tenham declarado que sua situação financeira piorou no 3º trimestre de 2015, a maioria dos entrevistados (77%) acredita ter condições de pagar as dívidas vencidas e que geraram a restrição. Dos que vão pagar totalmente, 67% pretendem regularizar a dívida de forma parcelada, dos quais 66% irão regularizar nos próximos 30 dias. A ação de renegociação do “Acertando suas Contas” também vai ao encontro a essa importante parcela de consumidores brasileiros.

 

Agenda do mutirão presencial “Acertando suas Contas 2015”

Realização: Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)

Período de realização: 10 a 14 de novembro de 2015

Local: Memorial da América Latina (na Praça das Sombras, ao lado do auditório Simon Bolivar)

Horário: das 9h às 17h

Documentos necessários: RG, CPF ou CNH

Mais informações: www.acertandosuascontas.com.br