Os consumidores que pretendem renegociar suas dívidas neste fim de ano terão várias facilidades no mutirão da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que acontece a partir do próximo dia 25 de novembro no centro de São Paulo. A edição 2016 do “Acertando suas Contas”, maior ação de sustentabilidade de crédito do Brasil, acontecerá no estacionamento do Shopping Light (entrada pela Rua Formosa), ao lado do Metrô Anhangabaú, próximo ao Viaduto do Chá. Outra novidade do mutirão presencial é a maior duração do evento: serão nove dias, com início na sexta-feira, dia 25 de novembro, seguindo até 3 de dezembro, inclusive durante os sábados e domingo. O atendimento ao público, totalmente gratuito, será das 10h às 19h.

Nesta edição de 2016, participam bancos, financeiras, varejistas e utilities que oferecerão condições especiais para o pagamento do valor total da dívida, redução nos juros ou mesmo flexibilidade no parcelamento. Entre as empresas participantes estão: Anhanguera Universidade, Ativos S.A. Securitizadora de Créditos Gestão de Cobrança, Bradesco Cartões, Bradescard, Casas Bahia, Ponto Frio, Cetelem, Citi, NET, Claro e Embratel, Ipanema Credit Management, Sky, Recovery e Tribanco.

Também participam como parceiros na prestação de serviços o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, que prestará serviço de intermediação de mão de obra (vagas de emprego), além da emissão de carteira de trabalho e o Sebrae-SP com serviços de apoio ao microempreendedor.

Como explica a diretora de Sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Maria José Barros, o consumidor interessado em participar do mutirão deverá comparecer munido de um documento com foto (RG/CNH), além do CPF. Os documentos são fundamentais para a realização da consulta do nome e identificação das dívidas pendentes, assim como para poder, no próprio local, fazer a negociação das dívidas diretamente com o credor, sem qualquer tipo de intermediário.

“Ao realizar o Acertando suas Contas, a Boa Vista SCPC promove uma aproximação harmoniosa entre empresas e consumidores, em um ambiente propício para renegociações de dívidas em condições especiais, associando, ao mesmo tempo, orientação financeira para aperfeiçoar a gestão do orçamento pessoal e familiar. Essas ações ganham ainda mais relevância nessa época do ano, já que estudos da própria Boa Vista apontam que cerca de 60% do total do 13º salário são reservados para o pagamento de dívidas”, complementa Maria José de Barros.

Os outros municípios que receberão a partir da próxima semana a campanha presencial do “Acertando suas Contas” são: Campinas, Indaiatuba e São José dos Campos. Nestas cidades, a Boa Vista SCPC realizará o mutirão para limpar nome em parceria com as associações comerciais, empresariais e industriais. Também nessas cidades, a edição 2016, contará com possibilidades de renegociações com bancos, financeiras, varejistas e utilities.

O público que comparecer aos mutirões poderá ainda participar de palestras sobre educação financeira e orientações relacionadas ao orçamento doméstico, ministradas por colaboradores da Boa Vista e das entidades parceiras. Uma novidade neste ano será a distribuição, também gratuita, do guia “Como economizar em tempos de crise”, para apoiar o planejamento do orçamento pessoal e também familiar.

Iniciativa pioneira da Boa Vista SCPC, o Acertando suas Contas já beneficiou, desde o seu início em 2010, mais de 855 mil famílias, possibilitou 368 mil renegociações de dívidas e distribuiu 800 mil guias de orientação financeira em 70 mutirões realizados em 55 cidades do país. “O Acertando suas Contas tem se mostrado, ao longo dos anos, uma excelente oportunidade para o consumidor regularizar as contas, limpar o nome no SCPC e voltar a ter acesso facilitado ao crédito”, finaliza Maria José.