[ANÁLISE PMC] Black Friday impulsiona vendas de eletrodomésticos e varejo registra alta de 2,9% em novembro

Conforme já indicava a estimativa da Boa Vista – segundo a qual as vendas na semana da Black Friday teriam crescido 4,7% na comparação com o mesmo período de 2017 –, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de novembro, divulgada hoje pelo IBGE, confirmou que a Black Friday ajudou a impulsionar as vendas do varejo no mês, que subiram 2,9% em relação a outubro – já descontados os efeitos sazonais – e 4,4% em relação a novembro do ano passado.

Um dos destaques positivos ficou por conta das vendas de móveis e eletrodomésticos – um dos setores mais favorecidos pela data –, que cresceram 5% em relação a outubro. Apesar da alta, porém, o segmento ainda acumula queda de 0,8% no ano.

Pode ter colaborado também para o bom desempenho do varejo em novembro a confiança dos consumidores, que, passada a eleição presidencial, apresentou significativa alta. Maior confiança, somada às condições favoráveis do mercado de crédito, tendem a favorecer a vendas de setores como o de móveis e eletrodomésticos.

O destaque negativo ficou por conta da nova queda mensal no segmento livros, jornais, revistas e papelaria (-1,9%), que já acumula no ano retração das vendas de 13,6%, reflexo, em parte, do fechamento de lojas de grandes redes do setor.

O final do ano positivo para o comércio varejista como um todo, contudo, não altera o cenário da Boa Vista de crescimento apenas gradual das vendas do varejo nos próximos meses, consequência, principalmente, da lenta recuperação do mercado de trabalho.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Confiança do Consumidor volta a apresentar queda, interrompendo cinco meses de avanço

Comentários:                                                                                                          Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 82,4 pontos em outubro recuando 1,2% contra setembro, na série livre de influências sazonais. O Índice de Situação Atual (ISA) apresentou baixa de 0,3%, enquanto o de Expectativas (IE) caiu 1,4% nesta mesma base de comparação. Em relação ao mesmo…

Para BC, atividade econômica continua a apresentar queda na análise 12 meses, apesar do avanço mensal de 1,1%

Comentários:                                                                                                             …

Volume de Serviços avança 2,9% em agosto, mas acentua queda na análise em 12 meses

  Comentários:                                                                                                           …