Dados da Boa Vista, com abrangência nacional, mostram que, em 2019, as vendas do comércio na Black Friday cresceram 6,4% em relação a 2018, superando a projeção da empresa de alta de cerca de 4,0%. Esse crescimento acima das expectativas repete o acontecido em 2018.

Os dados consideram as consultas do período de 26 (terça-feira) a 30 (sábado) de novembro de 2019, comparadas às consultas realizadas entre 20 a 24 de novembro de 2018. Somente na sexta-feira, 29, a estimativa é que as vendas tenham crescido 8% em relação a 2018.

Segundo os economistas da Boa Vista, o movimento reflete melhoras no mercado de trabalho e, especialmente, no mercado de crédito. Diante da inadimplência mais baixa, os bancos vêm aumentando a oferta de empréstimos. Por parte dos consumidores, as taxas de juros menores e a melhora da confiança vêm elevando a demanda por crédito.

Vale destacar que, entre os itens mais vendidos na data, estão os eletrônicos e eletrodomésticos, itens de valor mais elevado e cujas vendas dependem das condições do crédito.

Nesta data, além de se presentear, os consumidores aproveitam as promoções da Black Friday para já anteciparem as compras de Natal, o que também vem favorecendo o movimento do comércio na data.

Mas neste ano, de acordo com a Boa Vista, mesmo com a antecipação de parte das vendas de Natal, a melhora do cenário econômico já aponta para um aumento significativo do movimento do comércio no Natal, ainda a principal data do comércio.

 

Metodologia

O cálculo do volume de vendas para esta data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista, com abrangência nacional. Para esta data foram consideradas as consultas realizadas no período de 26 a 30 de novembro de 2019, comparadas às consultas realizadas entre 20 a 24 de novembro de 2018