Boa Vista aumenta produtividade após implementar método Kanban

Para atender as necessidades de clientes de maneira mais rápida e qualificada, a Boa Vista acelerou seu processo de transformação digital no fim de 2019, e já mostra, agora, alguns de seus primeiros resultados. Após reestruturar seus departamentos em times de produto multidisciplinares e implementar o método Kanban, a empresa conseguiu aumentar sua produtividade de seis para 113 entregas em média por mês, por meio de melhorias internas resultantes de maior integração e engajamento de equipes.

O software escolhido pela Boa Vista para gestão do fluxo de entregas foi a ferramenta Kanbanize, que funciona como um quadro virtual em que é possível visualizar, de maneira completa, o fluxo de trabalho das equipes e suas conexões com outras áreas da organização, a definição e extração de métricas com facilidade, bem como identificar os principais pontos fracos que eventualmente podem impactar o produto final a ser entregue aos clientes. Além de tornar o processo de produção mais claro aos profissionais envolvidos, aumentando seu engajamento, colaboração e alinhamento, a iniciativa também possibilita a identificação de oportunidades de melhoria nos processos da empresa.

“Conjugar alta produtividade com qualidade da entrega foi o principal mote para a implementação desse recurso na Boa Vista. A Kanbanize nos ajuda a obter um melhor acompanhamento do fluxo de trabalho exercido por cada time, bem como enxergar possíveis sinergias entre eles. Isso nos mostrou que é possível engajar todos os colaboradores na melhoria contínua dos nossos processos e produtos. Especialmente nos meses de pandemia, em que a empresa inteira passou a trabalhar em home office, a ferramenta se tornou essencial para continuarmos operando sem diminuir a produtividade. Estamos muitos satisfeitos com esses resultados, que mostram que estamos no caminho certo em nossa jornada de transformação digital”, afirma Luan Oliveira, Head de Software Engineering da Boa Vista.

Já o CTO da Boa Vista, Ricardo Orlando, ressalta que o aumento da produtividade se expressa não apenas pela elevação do volume de entregas, mas também pela agilidade com que elas vêm ocorrendo mensalmente. Antes de integrar a metodologia, a empresa demorava em média três meses para entregar projetos, e agora, é capaz de implantar melhorias incrementais em apenas 11 dias em média.

“As melhores práticas de gestão de produtos, aliado ao método Lean Kanban e a ferramenta Kanbanize, permitem um equilíbrio entre eficácia e eficiência, traz foco em objetivos e resultados, e nos mostra a importância de trabalhar com lotes pequenos de entregas para obter feedbacks rápidos do mercado. Quando trabalhamos com lotes grandes, demoramos, em média, 97 dias para apresentar os projetos. Certas vezes, eles até se mostravam obsoletos, mas isso não ocorre mais”, explica Orlando.

Após os bons resultados gerados pelas equipes de desenvolvimento de produtos, a Boa Vista planeja introduzir a ferramenta e suas metodologias em outras áreas que impactam diretamente no processo de atendimento às demandas de clientes, Operações, Analytics, Finanças, Pessoas e Jurídico. “Isso nos ajudará a criar um propósito compartilhado entre as equipes de todas essas áreas para entregar soluções com ainda mais rapidez e qualidade, o que muito tem a ver com a metodologia que queremos absorver em nossa cultura organizacional e integra o nosso processo de transformação digital”, finaliza o CTO.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

Resultado do PIB revela tombo de 4,1% em 2020

Comentários:                                                                                                          Os dados do PIB do 4º trimestre, divulgados hoje pelo IBGE, ficaram dentro da projeção de recessão esperada, reforçando os efeitos das medidas restritivas decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Ao longo de 2020, o PIB apresentou um tombo de 4,1%, interrompendo três anos de desempenho positivo do indicador. Na comparação com o 3º…

Márcio Gerbovic assume como Diretor Comercial na Boa Vista

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, anuncia Márcio Gerbovic como novo Diretor Comercial, com o objetivo de desenvolver os relacionamentos de alto nível e expandir a capacidade da empresa no incremento de soluções que tenham um…

PNADC: Taxa de desemprego encerra o ano em 13,9%

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, a taxa de desemprego recuou para 13,9% no trimestre móvel encerrado em dezembro de 2020. Estando 0,7 p.p. abaixo do registrado no trimestre de julho a setembro e 2,9 p.p. maior com relação ao mesmo período do ano passado (11%). Em…