Boa Vista inova e possibilita a adesão pela internet, de maneira simples e com maior segurança

Os consumidores têm uma nova opção para aderir ao Cadastro Positivo da Boa Vista Serviços: podem agora fazer a adesão pela internet, com a utilização de um certificado digital, com toda a segurança e sem necessidade de autenticação e envio de documentos físicos. De acordo com estatísticas recentes do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) há mais de 1,3 milhão de certificados digitais de pessoa física ativos no Brasil e que podem ser usados também para essa finalidade.

A adesão ao Cadastro Positivo, que possibilita a inclusão de informações de pagamentos realizados para construção de um histórico de crédito positivo dos consumidores, pode ser feita de maneira simples com o uso do certificado: todo o processo é pela internet e a assinatura via certificado digital garante a validade jurídica dessa autorização. As pessoas que já dispõem de um certificado digital e-CPF podem autorizar sua participação no cadastro positivo sem precisar autenticar documentos ou fazer reconhecimento de firma.

“A regulamentação do Cadastro Positivo em nosso país deu ao consumidor um papel determinante. É a sua decisão e autorização em participar que deflagra o processo. Por isso é tão relevante essa possibilidade prática, segura e em conformidade com os requerimento de segurança para que ele possa formalizar a sua autorização e tornar-se um ‘consumidor positivo’ efetivamente”, afirma o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado.

O processo de adesão é simples: o consumidor deve acessar o portal Boa Vista Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br) e clicar em Cadastro Positivo. Em seguida, fazer o login e selecionar a opção “On-Line”, onde deve marcar a opção “Utilizando Certificado Digital”. Depois, deve preencher o formulário de autorização do Cadastro Positivo e clicar em “Enviar”. Pronto: com o certificado digital instalado e conectado ao computador, basta informar o PIN (que é a sua senha do certificado digital) e clicar em “OK”. Se todas as informações fornecidas estiverem corretas, o processo de autorização será concluído com sucesso.

“Entre várias vantagens, o Cadastro Positivo permite que o mercado de crédito dê um salto qualitativo inédito em sua história com a inclusão de mais dados, inclusive os positivos, sobre o histórico de pagamentos dos consumidores”, afirma Dourado. “Com as vantagens de aderir a esse cadastro com a sua assinatura digital o consumidor encontra ainda mais facilidades para construir seu histórico de pagamento, o que lhe permitirá pilotar sua vida financeira com muito mais protagonismo”, conclui.