Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e justa o bom e o mau pagador, e comprova a capacidade de crédito. Já 14% consideram o Cadastro Positivo como um auxílio na organização das contas, regularização dos débitos e a ter o nome limpo, enquanto outros 14% dizem não saber do que se trata ou mesmo que não ajuda financeiramente.

Para consumidores negativados (20%) e não negativados (18%), o Cadastro Positivo oferece a garantia de que são bons pagadores em qualquer situação, quando questionados sobre o modo como podem vir a usufruir deste banco de dados. Por outro lado, 15% dos não negativados, também entrevistados pela Boa Vista, afirmam que de fato ajuda no planejamento financeiro, enquanto para outros 15% dos que estão com o nome sujo, contribui na organização da vida financeira, já que concentra informações de contas devidamente pagas. A imagem abaixo contém o detalhamento:

cadastropositivo1

Quando estimulados sobre os benefícios do Cadastro Positivo, a diferença é clara entre os dois perfis avaliados. Para 39% dos consumidores negativados, o benefício mais relevante do Cadastro Positivo é o de demonstrar que a dívida foi um imprevisto, quando comparada aos demais compromissos que já honraram. Já para os não negativados, 27% deles, o Cadastro Positivo é uma oportunidade de manter o crédito ativo no mercado.

A pesquisa também fez um teste de conceito sobre o termo Cadastro Positivo. De modo geral, 76% dos consumidores declararam já ter ouvido falar a respeito. Entre os consumidores não negativados, 77% dizem já ter ouvido falar sobre o assunto, contra 74% dos negativados.

cadastropositivo2

Perfil dos respondentes

62% dos entrevistados na pesquisa da Boa Vista SCPC possuem entre 31 a 50 anos. A maioria é casada e economicamente ativa.

Metodologia

Pesquisa online realizada com 621 consumidores, dentre as pessoas que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br), entre os meses de maio de junho. O seu objetivo foi medir o entendimento do consumidor sobre o conceito do Cadastro Positivo e como espera se beneficiar deste serviço. Para leitura dos resultados, deve-se considerar 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…