A Boa Vista Serviços alerta que o prazo para a entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ 2014 à Receita Federal está chegando ao fim. Dia 30 de junho é a data limite da entrega desta declaração, com o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Por isso a importância de se atentar à data de validade do certificado, para que no ato da utilização esteja válido.

Segundo a Receita Federal, estão dispensadas da apresentação da declaração as pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional, os órgãos públicos, as autarquias, as fundações públicas e as pessoas jurídicas inativas, assim consideradas as que não realizaram, durante o ano-calendário, qualquer atividade operacional, não operacional, financeira ou patrimonial, por estarem obrigadas à apresentação da Declaração de Inatividade. Já as declarações entregues fora do prazo estão sujeitas à multa.

No portal da Boa Vista (www.certificadoboavista.com.br) é possível testar a validade do certificado acessando o campo Teste seu Certificado. Para isso é preciso utilizar o equipamento que possua o certificado digital instalado. Já quem usa cartão ou token necessita inserir a mídia no computador onde ocorrerá a consulta.

Como explica Ângelo Tonin, diretor de Identidade Digital da Boa Vista Serviços, muitos dos certificados digitais emitidos pelas Autoridades Certificadoras credenciadas na ICP-Brasil entre maio e junho de 2011 tinham validade de três anos. Por isso, a necessidade de renovação agora em 2014. “Para que não sejam surpreendidos com a data de validade do certificado digital vencida, recomendamos que consultem a validade o quanto antes, e mais, não deixem o envio para o último dia. A renovação do certificado digital é rápida, mas exige validação presencial em um ponto de atendimento da autoridade certificadora escolhida e como estamos em um mês atípico devido à Copa do Mundo, devemos nos atentar quanto às datas e horários de funcionamento porque poderão ter alteração”, ressalta.

A renovação ou aquisição do certificado digital também pode ser feita em www.certificadoboavista.com.br. No portal é possível comprar, agendar o melhor dia e horário para a validação presencial e ainda obter suporte técnico por meio de chat, se necessário. Ao fazer a compra de um certificado digital Boa Vista Serviços, o solicitante recebe por e-mail a confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento para a validação presencial. Ao comparecer ao ponto de atendimento na data agendada, com os documentos obrigatórios, já sai com o documento pronto para ser usado de imediato. Em todo o Brasil, a Boa Vista Serviços dispõe de pontos de atendimento na maioria dos Estados. Localize o mais próximo na relação disponível no www.certificadoboavista.com.br.