As instituições privadas de ensino superior que participam do Prouni, programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo, necessitam utilizar certificados digitais para ter acesso ao Sistema do Prouni - Sisprouni. É por intermédio desse sistema que as universidades conseguem acessar informações como o cadastro dos bolsistas, os termos de concessão das bolsas e demais pontos relacionados. 

De acordo com a Boa Vista Serviços, empresa que também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, o certificado digital é um documento eletrônico, com validade jurídica, capaz de identificar com segurança pessoas ou empresas no mundo virtual, para a troca de documentos, mensagens e dados. Outros pontos relevantes relacionados ao seu uso são a redução de custos – com papéis, impressão e deslocamento –, a autenticidade e a segurança na comunicação eletrônica.

No caso do Prouni, o uso de certificado digital garante, ainda, a integridade das informações cadastradas no Sisprouni, já que serve como registro de assinatura digital em todos os documentos emitidos; dispensa o envio destes mesmos documentos via postal, assim como elimina a necessidade de reconhecimento de firma dos signatários.

Com todos estes benefícios, é fundamental a aplicação de certificados digitais por parte da mantenedora da instituição de ensino superior (Certificado Pessoa Jurídica / A1 ou A3 - ICP-Brasil), assim como dos coordenadores do Prouni/Representantes (Certificado Pessoa Física - A1 ou A3 - ICP-Brasil).

A Boa Vista Serviços oferece um sistema ágil e de ótimo custo-benefício. A Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, é uma das universidades que adquiriu, recentemente, seus certificados digitais, e-CNPJ e e-CPF, e comprova o quanto foi vantajosa a utilização do certificado digital da Boa Vista.  “Além de garantir que o processo de cadastro e concessão de bolsa fosse mais seguro, também agregou mais rapidez e praticidade à nossa operação. Escolhemos a Boa Vista pelo atendimento e suporte diferenciado que recebemos na ocasião da busca de um fornecedor de certificados digitais”, afirma a Márcia Misuzu Yonekura, Gerente de Relacionamento com o Aluno da Instituição.

Segundo informações contidas no site do Prouni, o certificado digital usado por uma mantenedora de instituição de ensino superior permite o preenchimento do cadastro desta instituição e das suas mantidas, assim como a emissão do Termo de Adesão e dos Termos Aditivos. Já quando usado por coordenadores do Prouni/Representantes, admite procedimentos de manutenção de bolsas, como atualização, suspensão, transferência e encerramento; procedimentos para aprovação/reprovação de candidatos pré-selecionados; emissão, com assinatura digital, dos Termos de Concessão, Atualização, Suspensão, Transferência e Encerramento do usufruto da bolsa.

Para universidades que já possuem certificado digital, mas desejam obter mais unidades ou mesmo renovar os que estão para vencer, Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Certificadora Digital, ressalta que este é o momento ideal para tomar essa iniciativa. “A emissão do certificado digital pode ser feita de forma rápida, tanto para quem precisa renovar o seu certificado, quanto por quem está em busca de um novo documento eletrônico”, explica.

A aquisição do certificado digital pode ser feita pelo www.certificadoboavista.com.br. Neste portal, é possível comprar o certificado, agendar o melhor dia e horário para a validação presencial e ainda obter suporte técnico por meio de chat, se necessário. Ao fazer a compra de um certificado digital Boa Vista, o solicitante recebe por e-mail a confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento para a validação presencial. Ao comparecer ao ponto de atendimento na data agendada, com os documentos obrigatórios, já sai com o documento pronto para ser usado de imediato. Em todo o Brasil, a Boa Vista Certificadora Digital dispõe de pontos de atendimento em 15 estados. Localize o mais próximo na relação disponível no www.certificadoboavista.com.br.