Pesquisa sinaliza também a intenção dos consumidores de gastar até R$ 50 por presente, para presentear de 3 a 4 pessoas no Natal, a maioria pagando à vista

Quase a metade dos consumidores está satisfeita em relação à própria situação financeira: 48% declaram que estão em situação melhor financeiramente este ano, em comparação com 2012. Essa declaração é mais frequente nas classes B (64%) e C (58%). No entanto, essa satisfação é menor quando perguntados sobre 2014: cai para 39% o percentual dos que acreditam que sua vida financeira estará melhor após a Copa do Mundo e as Eleições de 2014. As constatações são da pesquisa “Perspectivas e Compras para Natal e Final de Ano 2013”, realizada pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com 1.140 pessoas de todo o Brasil.

Um contraste interessante aparece na leitura das opiniões sobre a economia de uma forma geral: apesar de 48% declararem estar melhor financeiramente, apenas 20% dos respondentes acham que o cenário econômico hoje é melhor do que no ano passado. Analisando por classe social, a classe B é a mais crítica quanto a 2013: 50% dos respondentes dessa faixa de renda acreditam que a economia, em 2013, está pior do que 2012.

Natal 2013

O levantamento revelou que 87% dos consumidores têm intenção de presentear neste Natal e que 57% irão gastar até R$ 50 por pessoa, com 34% dando presentes para 3 a 4 pessoas. Além disso, 68% afirmam que a ceia deste ano estará igual ou mais farta que a de 2012.

A maior parcela dos consumidores (74%) vai pagar suas compras de fim de ano à vista, em dinheiro (50%), com débito no cartão (37%), com cartão de crédito (9%) e por meio de carnê, boleto ou cheque (5%). Os 26% que pretendem parcelar afirmam que vão utilizar principalmente (82%) o cartão de crédito como forma de pagamento.

A maioria dos consumidores que responderam à pesquisa (78%) pretende fazer suas compras para o Natal e final de ano em lojas físicas, contra 22% que declararam a intenção de comprar pela internet.

De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados declaram que pretendem quitar dívidas pendentes ou em atraso com o dinheiro do 13º salário e 67% que poupariam, se pudessem, uma parte ou todo esse dinheiro. Talvez por essa preocupação, a pesquisa da Boa Vista Serviços constatou que 80% querem gastar menos dinheiro e que 74% têm planos de comprar menos presentes este ano.

Análise

A constatação positiva dos consumidores em relação à sua situação financeira, acompanhada de um menor otimismo em relação à economia, sugere um comportamento de cautela dos consumidores, evidenciado pela propensão da maioria em pagar suas compras à vista, de gastar menos do que gastou em 2012, de quitar dívidas em atraso com recurso do 13º salário e de poupar, entre outras pistas indicadas pela pesquisa.

Nota metodológica

Os dados da pesquisa “Perspectivas e Compras para Natal e Final de Ano 2013” foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com 1.140 consumidores em todo o país, que buscaram informações e orientações, entre os dias 18 a 26 de novembro, no site Consumidor Positivo - www.consumidorpositivo.com.br. Para a estratificação por classe, foi utilizado o critério FGV 2012 (de faixas de renda).

Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro equivalente a 2,9%, para mais ou para menos.

A pesquisa na íntegra está disponível, inclusive com cortes por região, sexo e classe social em: http://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2013/12/pesquisa-perspectivas-natal-131-1.pdf