A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 1,8% em novembro na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados nacionais da Boa Vista. No acumulado em 12 meses, o indicador subiu 2,7% (dezembro de 2017 até novembro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na avaliação interanual, outubro apresentou queda de 1,9%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, o Financeiro apresentou aumento de 4,2% na variação mensal dessazonalizada. O segmento Não Financeiro teve elevação de 0,2% na mesma base de comparação.

Os resultados sinalizam para uma tendência positiva no indicador, que apresentou pouca melhora ao longo do primeiro semestre. Ainda assim, a lenta retomada da economia e mercado de trabalho fragilizado continuam contribuindo para desaceleração do consumo e, consequentemente, da demanda por crédito. Entende-se que um crescimento mais robusto do indicador dependerá da melhora na renda, das condições de crédito e diminuição da desocupação.

A tabela contém o resumo dos dados apresentados.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.