A inadimplência do consumidor caiu 2,0% no acumulado 12 meses (maio de 2018 até abril 2019 frente aos 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista. Já na avaliação mensal com ajuste sazonal, abril apresentou queda de 0,4%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2018, o indicador caiu 5,0%.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, houve queda em todas as regiões: Centro-Oeste (-4,1%), Norte (-2,5%), Nordeste (-1,8%), Sul (-4,5%) e Sudeste (-1,0%)

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo a tomada de crédito e contribuindo para a queda do fluxo de registros. Espera-se que com a redução da desocupação, evolução da renda e maior demanda por crédito, o estoque de inadimplência mantenha um ritmo estável em 2019.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.