Percentual foi de 1,93% no mesmo mês de 2012

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,84% em agosto de 2013, apresentando uma queda em relação ao mês anterior, quando essa proporção era de 1,99%, de acordo com a análise nacional da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. O percentual registrado em agosto de 2012 foi de 1,93%. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados. No acumulado do ano (janeiro a agosto), o percentual de cheques devolvidos sobre os movimentados é de 2,01%, mesmo valor registrado em igual período de 2012.

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista Serviços mostram também que houve recuo no número de cheques devolvidos (segunda devolução) de 13,2%, na comparação mensal, como também para os cheques movimentados (6,3%), o que contribuiu para a queda do índice.

Contra o mesmo mês do ano anterior, o número de cheques devolvidos diminuiu (-16,0%) assim como o número total de cheques movimentados (-12,0%).

Cheques de pessoas jurídicas

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no acumulado do ano de 2013 na comparação com o mesmo período do ano anterior, a devolução para as pessoas físicas foi 10,0% menor e para as pessoas jurídicas a redução foi de 6,7%. No total, os cheques devolvidos recuaram 9,2% no período, enquanto que os movimentados diminuíram 9,2%. A tabela 1 resume os dados.

O indicador de cheques devolvidos é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) e o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.

 


[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.