Percentual foi de 1,93% no mesmo mês de 2012

10 de dezembro de 2013O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,97% em novembro de 2013, apresentando um aumento em relação ao mês anterior, quando essa proporção era de 1,93%, de acordo com apuração da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Este mesmo percentual de 1,93% de devolução também repetiu-se em novembro de 2012.

No acumulado do ano (janeiro a novembro), o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados é de 1,98%, percentual igual ao do mesmo período de 2012. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista Serviços mostram que o número de cheques devolvidos (segunda devolução) recuou de 8,8% na comparação mensal. Também observou-se queda dos cheques movimentados (-10,7%), o que contribuiu para o aumento do índice.

Contra o mesmo mês do ano anterior, no entanto, o número de cheques devolvidos diminuiu (-9,6%), assim como o número total de cheques movimentados (-11,4%).

No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, os cheques devolvidos recuaram 9,2% enquanto os cheques movimentados diminuíram 8,9%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no mesmo período, observamos que a devolução foi 10,0% menor para as pessoas físicas e 6,7% menor para as pessoas jurídicas. A tabela 1 resume os dados.

Metodologia

O indicador de cheques devolvidos é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) e o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.


[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.