O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,87% em dezembro de 2013, apresentando um recuo em relação ao mês anterior, quando essa proporção era de 1,97%, conforme levantamento feito pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Esse número é menor 0,14 pontos porcentuais em relação a dezembro de 2012. No acumulado de 2013, o percentual de cheques devolvidos sobre os movimentados foi de 1,97%, ante 1,98% alcançado em 2012.

O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista Serviços mostram que o número de cheques devolvidos por segunda devolução aumentou 4,4% na comparação com novembro de 2013. Também se observou a alta dos cheques movimentados (9,5%), o que contribuiu para a queda do índice.

Contra o mesmo mês do ano anterior, no entanto, o número de cheques devolvidos diminuiu (-8,0%), assim como o número total de cheques movimentados (-1,6%).

No acumulado em 2013, contra o mesmo período de 2012, os cheques devolvidos recuaram 9,1% enquanto os cheques movimentados diminuíram 8,3%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no mesmo período, observamos que a devolução foi 10,0% menor para as pessoas físicas e 6,5% menor para as pessoas jurídicas.

A tabela 1 resume os dados.

Metodologia

O indicador de cheques devolvidos é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) e o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.

 


[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.