Em 2013, o percentual acumulado até setembro foi de 1,98%

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,02%, no acumulado do ano (jan/14 a set/14), ante 1,98% registrado no período equivalente em 2013.

No acumulado do ano, considerando apenas os cheques devolvidos, houve recuo de 8,2%, enquanto que os cheques movimentados diminuíram 9,7%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, observa-se que a devolução foi 10,4% menor para as pessoas físicas e 2,0% inferior para as pessoas jurídicas.

A tabela 1 resume os dados.

tabela1

Nos resultados mensais, a proporção de cheques devolvidos sobre os movimentados atingiu 1,80% em setembro de 2014, apresentando queda em relação ao mês anterior, quando a proporção foi de 1,98%. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Considerando apenas os cheques devolvidos, o recuo foi de 0,9% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados aumentaram 8,9%.

tabela2

 

Metodologia

Este indicador é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.

A série histórica deste indicador encontra-se no site em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos/


[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.