O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,06% no primeiro trimestre de 2014, permanecendo estável em comparação ao percentual de 2,05% no primeiro trimestre de 2013, na mesma base de comparação, de acordo com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

No mês de março de 2014, o percentual atingiu 2,16% ante 1,95% registrado em fevereiro. O resultado é menor do que o observado em março de 2013, quando o percentual foi de 2,31%. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

graficoch

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista SCPC mostram que no primeiro trimestre de 2014, contra o mesmo período do ano anterior, os cheques devolvidos (segunda devolução) recuaram 7,1%, enquanto os cheques movimentados diminuíram 7,5%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, observamos que a devolução foi 8,9% menor para as pessoas físicas e 2,1% inferior para as pessoas jurídicas.

O número de cheques devolvidos aumentou 14,4% na comparação mensal, assim como os cheques movimentados aumentaram (2,9%), o que contribuiu para o aumento do índice no período. A tabela 1 resume os dados.

graficoch1

Metodologia

O indicador de cheques devolvidos é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) e o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.

 

 


[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.