Foram devolvidos 1,84% dos cheques movimentados em setembro. Percentual acumulado no ano é de 1,99%.

Confira o release na íntegra, acesse aqui.

São Paulo, 10 de outubro de 2012 – O número de cheques devolvidos (2ª devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,84% em setembro de 2012, apontando o quarto recuo mensal consecutivo do indicador. Em agosto essa proporção foi de 1,93%, e em julho atingiu 1,96%.

Este percentual é maior do que o registrado em setembro de 2011, quando o número de cheques devolvidos atingiu a proporção de 1,79% do total de cheques movimentados. No acumulado do ano até setembro, o percentual de cheques devolvidos é de 1,99% contra 1,89% observado no mesmo período de 2011.

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista mostram também que o número de cheques devolvidos (segunda devolução) no mês de setembro caiu 14,6% em relação a agosto de 2012. No mesmo período houve uma diminuição dos cheques movimentados (-10,2%), contribuindo para a melhora (diminuição no percentual) do índice.

No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, houve queda no número de cheques devolvidos (-5,0%) e queda maior ainda no número total de cheques movimentados (-9,9%), por isso o aumento do índice na comparação entre os períodos.

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no acumulado do ano de 2012, a devolução para pessoas físicas foi 6,8% menor, enquanto que para pessoas jurídicas houve aumento de 0,7%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em comparação a setembro de 2011, observa-se uma queda de 12,9% no total de cheques devolvidos, e uma diminuição de 15% nos cheques movimentados.

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, em relação ao mesmo mês do ano de 2011, a devolução para pessoas físicas foi 14,4% menor, enquanto que para pessoas jurídicas houve queda de 8,5% nas devoluções.



[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.