Análise da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com dados de abrangência nacional, aponta que o indicador de demanda por crédito subiu 1,3% em fevereiro, descontados os efeitos sazonais. Na análise da tendência de longo prazo, avaliada pela variação acumulada em 12 meses (março de 2014 até fevereiro de 2015 frente aos 12 meses antecedentes), a queda atingiu -8,7% no período, alcançando novo recorde negativo. Já na avaliação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, a queda foi mais abrupta: -11,4%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, expurgados os efeitos sazonais, a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 3,9% frente a janeiro, enquanto para o segmento não-financeiro houve elevação de 5,2%, mantida base de comparação.

demanda1

O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de medidas de fomento ao crédito. Mesmo com tais ajustes, o crédito continuou desacelerando, sinalizando uma maior cautela do consumidor em tempos de incerteza econômica. Ademais, outros fatores como a alta das taxas de juros e inflação consistentemente elevada têm apertado os orçamentos domésticos, contribuindo para intensificação da queda na procura por crédito. Levando em consideração o cenário macroeconômico para 2015, acredita-se que uma inflexão somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso.

Abaixo segue a tabela contendo o resumo dos dados apresentados no texto.

demanda2

 

Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/