No acumulado do ano, o indicador apresenta estabilidade

A demanda do consumidor por crédito em julho cresceu 2,2% quando comparada a junho, retirados os efeitos sazonais, conforme aponta o indicador nacional da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. No resultado acumulado de 2013 (janeiro a julho), contra o período correspondente no ano anterior, a demanda do consumidor por crédito ficou estável.

Nos doze meses encerrados em julho deste ano, houve elevação de 1,4% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012 (julho 2013 contra julho 2012).

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, a busca por crédito em instituições financeiras se mostrou 3,9% maior que em junho de 2013, enquanto em instituições não financeiras o índice avançou 0,8% no mês. Quando confrontados os resultados acumulados nos últimos doze meses contra o período anterior, as elevações foram de 0,4% para o setor financeiro e 2,6% para o não financeiro.

 

O indicador de demanda do consumidor por crédito da Boa Vista é obtido a partir do número de consultas efetuadas pelas empresas a uma amostra representativa de CPFs. Os dados são classificados como oriundos de empresas do setor financeiro e não financeiro, e corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries têm como ano base a média de 2010 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.