A demanda do consumidor por crédito recuou 2,5% no primeiro semestre de 2014, contra igual período de 2013, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação contra junho de 2013 foi observada queda de 6,5%. Na perspectiva mensal, os dados também apresentam queda (2,2%) contra maio deste ano, retirados efeitos sazonais.

Na análise dos valores acumulados em 12 meses, a tendência de queda do indicador foi intensificada, passando de -0,9% registrados em maio (jun/13 até mai/14 contra jun/12 até mai13) contra -1,4% aferido em junho (período que abrange jul/13 até jun/14 contra jul/12 contra jun13). Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, na comparação do acumulado no ano, a demanda por crédito nas instituições financeiras teve intensificação de queda, passando de -3,4% (maio) para -4,3% neste último mês. Mantida a base de comparação, o setor não-financeiro obteve queda de 0,8 p.p. em junho, registrando atuais -1,3%.

A desaceleração da demanda por crédito segue em linha com o cenário de incerteza que ainda permeia a economia brasileira. Além de uma maior cautela do consumidor, pelo lado da oferta, a política monetária restritiva enfrentada nos últimos meses também vem contribuindo para que a busca por crédito seja menor. Contudo, ressaltamos que para os próximos meses poderemos vivenciar uma leve reversão deste cenário, dada novas medidas macroprudenciais vigentes desde o final de junho e que tendem a suavizar este aperto monetário e consequentemente criar maiores estímulos à demanda.

Abaixo segue a tabela contendo o resumo dos dados apresentados no texto.

demanda1 

Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em:

www.boavistascpc.com.br/economia/demanda-por-credito/