No acumulado do ano o indicador avança 0,4%

A demanda do consumidor por crédito em setembro recuou 1,3%, quando comparada a agosto, retirados os efeitos sazonais, conforme aponta o indicador nacional da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Parte da queda registrada no mês pode ser explicada pela greve dos bancários, iniciada em setembro, a qual afetou as concessões de crédito no período.

Nos doze meses encerrados em setembro deste ano, houve elevação de 1,3% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012. Já na comparação entre o resultado acumulado de 2013 contra o período correspondente no ano anterior o indicador apresentou acréscimo de 0,4%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, a demanda por crédito diminuiu em instituições financeiras e não financeiras, 2,5% e 0,4%, respectivamente, na comparação mensal da série com ajuste sazonal. Quando confrontados os resultados acumulados nos últimos doze meses contra os doze meses antecedentes o setor financeiro apresentou expansão de 0,7%, enquanto o setor não financeiro aumentou 1,8%.

 

O indicador de demanda do consumidor por crédito da Boa Vista é obtido a partir do número de consultas efetuadas pelas empresas a uma amostra representativa de CPFs. Os dados são classificados como oriundos de empresas do setor financeiro e não financeiro, e corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries têm como ano base a média de 2010 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.