A demanda do consumidor por crédito apontou queda de 2,8% em janeiro de 2016, na avaliação mensal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), na série de dados com ajuste sazonal. Na variação acumulada em 12 meses o indicador manteve a queda de 6,7% registrada em dezembro. Já na avaliação contra o mesmo mês de 2015, o indicador obteve retração de 9,4%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação mensal dessazonalizada mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 13,5%, enquanto para o segmento não-financeiro a variação foi positiva em 3,5%.

demanda-credito1

A grande incerteza econômica gerou um cenário bastante adverso para o consumidor em 2015 permanece em 2016. A gradual deterioração dos indicadores econômicos contribuiu decisivamente para piora do índice, que de forma tímida tenta se recuperar. Fatores como a alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste resultado.

Como consequência, o consumidor mantém-se bastante cauteloso. Assim, a demanda por crédito que já havia sido negativa em 2014, continuou com esta tendência, com leve inflexão a partir do segundo semestre de 2015, mas que mesmo assim não ocorreu de forma significativa para que a procura por crédito retornasse a níveis positivos.

Abaixo segue a tabela contendo o resumo dos dados apresentados no texto.

 demanda-credito2

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador se inicia em 2010 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/