Em setembro, o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito apontou queda de 9,3% na variação acumulada em 12 meses (outubro de 2014 até setembro de 2015 contra os 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado do ano houve recuo de 8,4%. Já na avaliação contra o mesmo mês de 2014 o indicador obteve retração de 1,6%.

No mês, o indicador obteve elevação de 1,3%, descontados os efeitos sazonais. Mantida a base de comparação, considerando os segmentos que compõem o indicador, nas instituições financeiras houve elevação de 4,8%, enquanto para o segmento não-financeiro a variação foi negativa, de 1,0%.

O consumidor tem sido mais cauteloso em tempos de incerteza econômica. Como consequência, a demanda por crédito vem desacelerando paulatinamente desde meados de 2014, resultado observado na tendência de longo prazo (verificada pela variação acumulada em 12 meses). Ademais, os fatores macroeconômicos também têm contribuído decisivamente para piora do índice ao longo dos últimos meses. Alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste cenário.

Levando em consideração o ambiente macroeconômico para 2015, acredita-se que uma inflexão da tendência da procura por crédito somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível em meados do próximo ano.

Abaixo segue a tabela contendo o resumo dos dados apresentados no texto.

Metodologia:

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador se inicia em 2010 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/