Desconsiderados os efeitos sazonais, indicador apresentou queda de 1,9%

Demanda por Crédito do Consumidor cresce 7,3% em maioDados da Boa Vista Serviços com abrangência nacional indicam que em maio o indicador de Demanda por Crédito expandiu 7,3% quando comparado a abril. Desconsiderados os efeitos sazonais, a série apresentou movimento oposto, contraindo 1,9%.

Nos doze meses encerrados em maio deste ano houve elevação de 2,9% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012. Na comparação entre o resultado acumulado em 2013 contra o período correspondente no ano anterior, a variação do indicador foi de -0,3%.

Considerando os segmentos que compõe o indicador geral, a demanda por crédito em instituições financeiras se mostrou 5,3% maior que em abril deste ano enquanto em instituições não-financeiras o índice avançou 9,5% no mês. Na análise mensal expurgados os efeitos sazonais, os indicadores apresentaram variações de -2,8% e -1,1%, respectivamente. Já no acumulado até maio de 2013 contra o mesmo período em 2012 os movimentos dos setores divergiram, com a abertura do financeiro aumentando em 0,8% e a do não-financeiro caindo 1,1%.