A demanda do consumidor por crédito, em todo o país, aumentou 1,2% na comparação mensal (janeiro de 2014 contra dezembro de 2013), descontados os efeitos sazonais, de acordo com análise da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Apesar do resultado positivo na aferição mensal, houve queda de 0,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, intensificando a tendência de queda na variação acumulada em 12 meses (fev/13 até jan/14, contra fev/12 até jan/13), registrando -0,5%, contra -0,3% observado no mês anterior, mantida base de comparação.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, o setor financeiro recuou 1,0% enquanto o setor não financeiro caiu 0,4%, ambos na variação acumulada em 12 meses. Na comparação mensal da série dessazonalizada o setor financeiro registrou alta de 2,8% e o não financeiro de apenas 0,2%. Já na comparação interanual, enquanto o setor financeiro obteve queda de 4,2%, o não financeiro subiu 1,4%.

tabela1

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.