A inadimplência das empresas em todo o país aumentou 8,9% em 2015, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O indicador é um somatório dos principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial, isto é, cheques devolvidos, títulos protestados e registros realizados na base da Boa Vista SCPC.

A inadimplência acumulada em quatro trimestres tornou a acelerar 0,9 p.p. com relação aos quatro trimestres anteriores, quando registrou elevação de 8,0%. Na comparação do último trimestre de 2015 frente ao mesmo trimestre do ano anterior foi observada alta de 9,5%. Já na comparação do quarto trimestre de 2015 contra o trimestre imediatamente anterior, o aumento foi de 1,8%, expurgados efeitos sazonais.

graf1

Com exceção do primeiro trimestre de 2015, a inadimplência das empresas permaneceu ao longo do ano em patamares superiores a 8%, consideravelmente elevado quando comparados aos últimos três anos. A piora do indicador é ocasionada em essência por um cenário de forte incerteza econômica, com retração da atividade econômica, do crédito para as empresas, de aumento dos níveis de inflação e juros, entre outros fatores. Com poucas chances de mudanças positivas no cenário econômico no curto prazo, espera-se que para 2016 o fluxo de empresas inadimplentes mantenha a tendência de alta.