A inadimplência do consumidor na cidade do Rio de Janeiro apontou queda de 6,8% no acumulado do ano (jan/14 a nov/14), na comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na análise de longo prazo (obtida pela variação do resultado acumulado nos últimos 12 meses) houve redução de 6,7%, enquanto na comparação interanual (nov/14 contra nov/13) o indicador foi 2,2% menor. Já na variação mensal (nov/14 contra out/14), o número de registros de inadimplência subiu 17,0%, descontados os efeitos sazonais.

tab1-rj

O indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade do Rio de Janeiro – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – registrou queda de 11,9% na variação do resultado acumulado no ano. Em 12 meses acumulados, o indicador aponta queda de 11,1%, já em relação ao mês de novembro de 2013 houve redução de 14,9%. Por fim, a recuperação de crédito subiu 2,3% na comparação mensal dos dados ajustados pelo fator sazonal.

tab2-rj

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.