Indicador avançou 0,5% em relação a fevereiro de 2012

 19 de março de 2013 – Análise da Boa Vista a partir de dados do varejo com abrangência nacional indicam que, no mês de fevereiro, o indicador de movimento do varejo recuou 0,7% na comparação com janeiro - descontados os efeitos sazonais.

Na variação dos últimos doze meses, encerrados em fevereiro deste ano, houve avanço de 6,3% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012.

 

Setores

Todos os setores apresentaram variação negativa sobre o mês imediatamente anterior - desconsiderando os efeitos sazonais – com destaque para Combustíveis e lubrificantes que registrou queda de 0,9% no período devido, principalmente, ao reajuste dos preços. Considerados os últimos doze meses, no entanto, os dados deste setor indicam variação positiva de 7,0% quando confrontados aos doze meses anteriores.

O setor de Tecidos, vestuários e calçados apresentou a menor queda entre janeiro e fevereiro (0,1%), expurgados os efeitos sazonais. Por outro lado, confrontado com o mesmo mês do ano anterior, o setor foi o único a exibir variação negativa (-1,9%).

A série dessazonalizada do setor de varejo Supermercados, alimentos e bebidas apresentou queda de 0,2% em relação a janeiro de 2013. Considerando o desempenho interanual, houve alta de 0,7% na atividade do setor quando comparado a fevereiro do ano anterior.

Por fim, o nível de atividade de Móveis e eletrodomésticos registrou contração de 0,4% frente ao mês imediatamente anterior – série com ajuste sazonal. Ademais, o indicador apontou elevação de 1,3% na atividade do setor na comparação com o mesmo período de 2012.

  

Tabela 1 – Indicador de Movimento do Comércio Boa Vista

Indicador do Comércio

 

Fev12/Jan13*

Fev13/Fev12

Acum 13/12

12 meses

Móveis e eletrodomésticos

-0,4%

1,3%

1,0%

4,5%

Tecidos, vestuários e calçados

-0,1%

-1,9%

2,2%

2,6%

Supermercado, alimentos e bebidas

-0,2%

0,7%

3,5%

7,8%

Combustíveis e lubrificantes

-0,9%

3,5%

6,5%

7,0%

Varejo

-0,7%

0,5%

3,0%

6,3%

       
*Séries Dessazonalizadas        

Metodologia do Indicador de Movimento do Comércio

O indicador que representa o nível de atividade do setor varejista é obtido a partir da série histórica mensal da quantidade de consultas efetuadas à base de dados da Boa Vista.  As consultas são realizadas por estabelecimentos comerciais e instituições financeiras no momento da venda. Os dados são classificados conforme a atividade econômica do usuário da base de dados e, posteriormente, corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries encadeadas têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.