Movimento do comércio apresenta alta de 1,9% em 2013, revela Boa Vista Serviços

Movimento do comércio apresenta alta de 1,9% em 2013, revela Boa Vista Serviços

O movimento do comércio expandiu 1,9% em 2013, na comparação com 2012, de acordo com indicador da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, a partir de dados do varejo com abrangência nacional. Em dezembro, houve alta de 2,4% na comparação com o mesmo mês em 2012. Já na comparação com novembro de 2013, o avanço foi de 0,7%, retirados os efeitos sazonais.

O setor varejista vivenciou nos últimos anos um ciclo de dinamismo, resultado de políticas de redistribuição de renda (salário-mínimo, programas de incremento de renda às famílias), inovações financeiras de impacto no crédito pessoal (como o desenvolvimento do “crédito consignado”), mercado de trabalho aquecido, entre outros fatores. Contudo, a desaceleração das taxas de crescimento da maioria dos segmentos do indicador aponta para uma modificação do quadro de expansão vivido ao longo dos últimos anos.

Para 2014, a Boa Vista estima que a atividade do varejo manterá um crescimento modesto, semelhante ao observado em 2013, uma vez que o cenário econômico deverá manter-se nos mesmos padrões.

Setores

O maior avanço em 2013 dentre todos os setores foi registrado por “Combustíveis e Lubrificantes”, com um aumento de 2,8% comparado a 2012. Já a variação em dezembro foi negativa, de -1,1%, em relação a novembro.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” apresentou crescimento nos 12 meses do ano passado de 2,6%, sobre o período correspondente de 2012. A elevação mensal foi de 1,4% contra o mês imediatamente anterior.

O segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” elevou-se em 1,0% na comparação anual entre 2013 e 2012. Quando confrontados os resultados de dezembro ante novembro, houve elevação de 0,5%.

Por fim, a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” apresentou variação no acumulado entre janeiro e dezembro de 2013 de 0,8% na série contra o acumulado em 2012. A variação mensal, entre novembro e dezembro, foi de 0,6%.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista, em todo o país. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Comentários

comentários

Posts relacionados

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…

Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro e caem 0,6% no acumulado 12 meses

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito subiu 0,5% em setembro na comparação mensal (com ajuste sazonal), enquanto na variação acumulada em 12 meses, a trajetória do indicador apresentou melhora de 1 p.p. em relação ao mês anterior, apresentando retração de apenas 0,6%….