Expansão do indicador do varejo nos últimos 12 meses foi de 2,4%

20 de dezembro de 2013 - O indicador de movimento do comércio expandiu 0,3% em novembro, na comparação com outubro - retirados os efeitos sazonais, de acordo com análise da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) a partir de dados do varejo, com abrangência nacional. Avaliando os últimos doze meses (dez/12 até nov/13) contra os doze meses terminados em novembro do ano anterior  (dez/11 até nov/12), o indicador aumentou 2,4%. A variação acumulada, desde janeiro de 2013, foi de 1,9% quando comparado ao respectivo período em 2012.

O setor varejista vivenciou nos últimos anos um ciclo de dinamismo, resultado da relativa estabilidade da inflação no período, de políticas de redistribuição de renda e inovações financeiras de alto impacto no crédito pessoal (como exemplo, o desenvolvimento do “crédito consignado”), entre outros fatores. Contudo, a desaceleração da expansão da maioria dos segmentos modifica o quadro de forte expansão até então vivenciado pelo comércio, surtindo possíveis reflexos dessa tendência de crescimento (mais moderada) para o ano que vem.

Dessa forma, a Boa Vista Serviços espera que a atividade de varejo mantenha crescimento em 2013, porém com taxas mais moderadas que o observado nos últimos anos, devido principalmente a fatores como a pressão inflacionária, perda de ritmo da geração de emprego e desaceleração do rendimento médio da população ocupada no período.

Setores

O maior avanço mensal dentre todos os setores foi registrado por “Tecidos, Vestuários e Calçados”, onde foi observado um aumento de 1,5% comparado a outubro em sua série dessazonalizada. Já a variação acumulada dos últimos 12 meses foi de 1,3%, em relação aos 12 meses antecedentes.

O segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” elevou-se em 0,7% na comparação com o mês anterior, analisando-se a série com ajuste sazonal. Quando confrontados os 12 meses terminados em novembro ao período correspondente em 2012, houve avanço de 0,1%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” não apresentou variação sobre o mês imediatamente anterior, depois de efetuados os ajustes sazonais à série. O indicador apresentou variação de 2,8% no acumulado de 2013 na comparação com o mesmo período de 2012.

Por fim, o nível da categoria de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou variação negativa de 0,5% em relação ao mês anterior - expurgados os efeitos sazonais. No acumulado entre janeiro e novembro de 2013 houve acréscimo de 3,0% na série contra o período correspondente do ano passado.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.