O Movimento do Comércio caiu 0,1% em novembro na avaliação dos dados com ajuste sazonal frente a outubro, de acordo com as informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (desde dezembro de 2015 até novembro de 2016 contra os 12 meses antecedentes), o indicador apresentou retração de 5,4%. Na comparação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, houve diminuição de 5,4%, enquanto no acumulado do ano a diminuição já atinge 4,4%, mantida a base de comparação.

As dificuldades vivenciadas no cenário econômico, tais como juros elevados, inflação alta, mercado de trabalho em deterioração e a consequente queda do consumo das famílias, continuam impedindo uma melhoria do desempenho da atividade varejista. Caso o cenário mais benigno apontado pelas projeções de mercado se consolide, uma concreta inflexão da tendência (valores acumulados em 12 meses) deverá se consolidar, atingindo patamar positivo em meados do segundo semestre de 2017.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 3,1% entre outubro e novembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -5,8%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 1,0% mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 7,5%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” caiu 0,2% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 6,0%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou queda de 0,2% em novembro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 5,1%.

Abaixo segue a tabela contemplando os valores citados acima.

ind2

 

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/movimento-comercio/