O movimento do comércio caiu 1,8% em maio, na comparação com o mês anterior, de acordo com dados nacionais do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na analise interanual (maio/15 contra maio/14), o indicador caiu 3,2%, e no acumulado do ano (janeiro/15 a maio/15) houve queda de 1,3%.

Na variação acumulada em 12 meses (junho/14 a maio/15 contra os 12 meses antecedentes), porém, o indicador ainda apresenta leve crescimento de 0,7%.

grafico1

O indicador continua apresentando desaceleração em sua tendência de longo prazo, fato observado desde meados do segundo semestre de 2014, e acompanha o resultado oficial para o setor varejista medido pelo IBGE. Fatores macroeconômicos como elevação de juros, piora do mercado de trabalho, aumento de tributos e inflação em patamar elevado continuarão afetando de forma intensa a confiança e o poder de compra do consumidor em 2015.

Setores

Dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 5,3% entre abril e maio de 2015, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de -0,2%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 1,3% em maio. Já no acumulado em 12 meses, houve alta de 1,4%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu apenas 0,3% em maio, na série dessazonalizada. Na análise acumulada em 12 meses, houve elevação de 1,5%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 1,9% em maio – considerando dados dessazonalizados. Na tendência de longo prazo (dados acumulados em 12 meses) apresentou elevação de 2,1%.

Abaixo segue a tabela contemplando os valores citados acima.

tabela1

 

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/movimento-comercio/