Expansão nos últimos 12 meses foi de 2,6%

O movimento do varejo avançou 1,7% de janeiro a outubro de 2013, em todo o Brasil, na comparação com o acumulado nesse período em 2012, retirados os efeitos sazonais, de acordo com Indicador de Movimento do Comércio da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Em relação a setembro de 2013, houve alta de 1%.

Avaliando os últimos doze meses (nov/12 a out/13) contra os doze meses terminados em outubro do ano anterior (nov/11 a out/12), o indicador aumentou 2,6%.

O varejo deve encerrar 2013 mantendo crescimento, analisa o economista da Boa Vista Serviços, Flávio Calife, porém com taxas mais moderadas que as observadas nos últimos anos. Em 2013, a conjuntura de pressão inflacionária, a queda no ritmo da geração de emprego e a desaceleração da renda média da população ocupada não favorecem uma expansão mais acentuada do comércio.

Setores

O maior avanço mensal dentre todos os setores foi registrado por Móveis e eletrodomésticos, com aumento de 2,1% comparado a setembro, em sua série dessazonalizada. A variação acumulada dos últimos 12 meses manteve-se em território negativo com -0,4%, em relação aos 12 meses antecedentes, bem como no acumulado do ano, com decréscimo de 0,7%.

A atividade do setor de Supermercados, alimentos e bebidas expandiu 0,8% sobre o mês imediatamente anterior, depois de efetuados os ajustes sazonais à série. No acumulado de 2013, a alta foi de 2,8%.

O segmento de Combustíveis e lubrificantes elevou-se em 0,6% na comparação com setembro, analisando-se a série com ajuste sazonal. O indicador apresentou variação de 3,2% no acumulado de 2013 na comparação com o mesmo período de 2012.

Por fim, o nível da categoria de Tecidos, vestuários e calçados apresentou estabilidade em relação ao mês anterior – expurgados os efeitos sazonais. No acumulado entre janeiro e outubro de 2013 houve acréscimo de 1,2% na série contra o período correspondente do ano passado.

 

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, realizadas por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.