O Movimento do Comércio entre dezembro e janeiro aumentou 0,5%, expurgados os efeitos sazonais, de acordo com o indicador da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a partir de dados nacionais do varejo. No valor acumulado em 12 meses (fev/13 até jan/14 contra fev/12 até jan/13) houve alta de 2,0%, mantendo a variação registrada em dezembro, pela mesma base de comparação. Contra janeiro do ano passado, houve alta de 5,4%.

Em 2013 observou-se uma desaceleração das taxas de expansão para o varejo como um todo, repercutindo diversos fatores condicionantes, como a queda dos níveis da confiança do consumidor e a deterioração macroeconômica recentemente vivida. Para 2014, apesar da expectativa de manutenção do cenário econômico e, consequentemente, uma tendência de crescimento modesta para o varejo, o resultado de janeiro sugere uma perspectiva mais favorável para o setor, a ser confirmada nas próximas aferições.

Setores

O setor de Combustíveis e lubrificantes registrou o maior aumento em 12 meses, de 2,6%. Na comparação interanual houve elevação de 7,0%, enquanto na variação da série dessazonalizada em janeiro foi de -1,2% em relação a dezembro.

A atividade do setor de Supermercados, alimentos e bebidas cresceu 2,5% nos dados acumulados em 12 meses e 5,2% na comparação interanual. Na série dessazonalizada houve elevação de 2,0% em janeiro.

O segmento de Móveis e eletrodomésticos aumentou 1,3% na variação acumulada em 12 meses e 3,8% na comparação interanual. Contudo, na comparação mensal dos dados dessazonalizados houve queda de 2,2%.

Por fim, o nível da categoria de Tecidos, vestuários e calçados registrou alta de 0,5% em 12 meses acumulados e de 2,5% na comparação interanual. Na variação mensal, retirados os efeitos sazonais, a variação entre janeiro de 2014 e dezembro de 2013 foi de -1,5%.

tabela-mov 

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.