Recuperação de crédito cai 2,7% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,7% em outubro na variação acumulada em 12 meses (novembro de 2016 até outubro de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou queda de 2,5% contra o mês de setembro. No acumulado no ano houve queda de 1,9% na recuperação de crédito. Na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve alta de 11,3%.

recuperacaonov17

Em termos regionais, na comparação em 12 meses observou-se alta somente na região Sul (5,4%). Para as demais regiões, ficou a seguinte configuração: Norte (-10,4%), Centro-Oeste (-8,2%), Nordeste (-6,8%) e Sudeste (-1,5%).

recuperacaonov172

Apesar da manutenção do indicador de recuperação de crédito em níveis negativos, algumas regiões já começam a apresentar reversão da tendência, indicando uma retomada do consumo, utilização do crédito e consequente fluxo de atrasos e pagamentos das dívidas.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,2% em janeiro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,2% em janeiro na comparação mensal com dados dessazonalizados, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2017 até janeiro de 2018 frente ao mesmo período do…

Percentual de cheques devolvidos permanece em 1,92% em janeiro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados [1] foi de 1,92% em janeiro 2018, registrando redução em relação ao ano anterior (-0,15 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados permaneceu estável em relação a dezembro, associado ao crescimento compensatório entre…

Recuperação de crédito cresce 0,3% em janeiro

  O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou crescimento em janeiro de 0,3%, na comparação mensal com ajuste sazonal. Já na análise acumulada em 12 meses, houve queda de 1,1% (fevereiro de 2017 até janeiro de…