As cidades de Andradina, Guarulhos, Pirapozinho, Itatiba, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Registro e Tietê, todas no estado de São Paulo, são as primeiras a receber em 2015 o “Acertando suas Contas”, maior programa de sustentabilidade do crédito do país. Promovido pela Boa Vista SCPC, destaca-se pela tradição e pioneirismo, ao aproximar de forma harmoniosa empresas e consumidores, em um ambiente propício para renegociações de dívidas em condições especiais, associando, ao mesmo tempo, orientação financeira para aperfeiçoar a gestão do orçamento familiar.

A primeira cidade a receber o “Acertando suas Contas” em 2015 será Tietê, de 19 de outubro a 20 de novembro. Na sequência: Andradina (9 a 14 de novembro); São José do Rio Preto (13 a 15 de novembro); São José dos Campos (17 a 21 de novembro); Itatiba (24 a 28 de novembro); Guarulhos (25 a 28 de novembro); Campinas (30 de novembro a 12 de dezembro); Pirapozinho (1 a 5 de dezembro) e Registro (4 e 5 de dezembro). Nestes municípios, os consumidores com dívidas vencidas deverão se dirigir às sedes das associações comerciais, industriais e empresariais, portando um dos seguintes documentos pessoais: CPF, RG ou CNH.

Segundo Maria José Barros, diretora da área de sustentabilidade da Boa Vista SCPC, “nestas localidades, para a realização do Acertando suas Contas, contaremos com a parceria das associações comerciais, empresariais e industriais destes municípios”. Estas entidades receberão os consumidores prestando todo o atendimento gratuitamente. Elas efetuarão as consultas de CPF para a identificação das dívidas com pagamentos vencidos, e os devidos encaminhamentos aos credores para regularização dos débitos. Participam da edição 2015 empresas de diferentes segmentos que oferecerão condições para o pagamento do valor total da dívida ou mesmo flexibilidade no parcelamento.

“O Acertando suas Contas é uma excelente oportunidade para o consumidor regularizar as contas que estão com o pagamento atrasado, limpar o nome no SCPC e voltar a ter acesso facilitado ao crédito, especialmente para as compras de fim de ano. Afinal, faltando pouco mais de dois meses para o Natal, muitas pessoas querem reorganizar as finanças pessoais, usando muitas vezes o 13º salário para quitar dívidas pendentes e, com isso, começar o ano novo com as contas em dia. Cuidado que tem sido cada vez mais comum, diante do cenário atual de crise econômica que preocupa cada vez mais a população”, acrescenta Maria José.

Desde o seu lançamento em 2010, o programa “Acertando suas Contas” já beneficiou 815 mil famílias, promoveu 346 mil renegociações e distribuiu mais de 800 mil cartilhas do Orçamento Doméstico. O programa ainda contabilizou ações em mais de 60 cidades de dez estados de quatro regiões do país. Dos municípios que participam da ação em 2015, alguns deles já realizaram o “Acertando suas Contas” em anos anteriores, como é o caso de São José do Rio Preto que vai para a sua 4ª edição; Campinas e São José dos Campos que realizam a 3ª edição e Registro que promove a 2ª edição. A Boa Vista SCPC está confiante de que irá ampliar estes números contribuindo para que mais famílias regularizem suas pendências, e consigam planejar suas finanças pessoais com o auxílio das palestras de Educação Financeira e Orçamento Doméstico.

De acordo com recente Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC em setembro de 2015, embora 20% dos consumidores tenham declarado que a situação financeira piorou no 3º trimestre de 2015, a maioria dos entrevistados (77%) acredita ter condições de pagar as dívidas vencidas e que geraram a restrição. Dos que vão pagar totalmente, 67% pretendem regularizar a dívida de forma parcelada, dos quais 66% irão regularizar nos próximos 30 dias. A ação de renegociação do “Acertando suas Contas” também vai ao encontro a essa importante parcela de consumidores brasileiros.

Agenda “Acertando suas Contas” 2015

Realização: Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)

Período de realização: outubro a dezembro de 2015

“Acertando suas Contas” em Tietê - SP

Entidade parceira: Associação Comercial e Empresarial de Tietê (ACET)

Data: 19 de outubro a 20 de novembro

“Acertando suas Contas” em Andradina - SP

Entidade parceira: Associação Comercial e Industrial de Andradina (ACIA)

Data: 9 a 14 de novembro

“Acertando suas Contas” em São José do Rio Preto - SP

Entidade parceira: Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP)

Data: 13 a 15 de novembro

“Acertando suas Contas” em São José dos Campos - SP

Entidade parceira: Sindicato do Comércio Varejista de São José dos Campos (SINCOMERCIO)

Data: 17 a 21 de novembro

“Acertando suas Contas” em Itatiba - SP

Entidade parceira: Associação Industrial e Comercial de Itatiba (AICITA)

Data: 24 a 28 de novembro

“Acertando suas Contas” em Guarulhos - SP

Entidade parceira: Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos)

Data: 25 a 28 de novembro

“Acertando suas Contas” em Campinas - SP

Entidade parceira: Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC)

Data: 30 de novembro a 12 de dezembro

“Acertando suas Contas” em Pirapozinho - SP

Entidade parceira: Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho (ACE-Pirapozinho)

Data: 1 a 12 de dezembro

“Acertando suas Contas” de Registro - SP

Entidade parceira: Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Registro (ACIAR)

Data: 4 a 5 de novembro

Documentos necessários: RG, CPF ou CNH.

Mais informações: www.acertandosuascontas.com.br