O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do SCPC – apontou queda de 4,8% em julho contra junho, descontados os efeitos sazonais. Já nos valores acumulados em 12 meses, o indicador aponta queda de 0,2% (período que abrange agosto de 2015 até julho de 2016 contra os 12 meses antecedentes). Já na avaliação mensal contra julho de 2015 houve queda de 6,3%, enquanto nos valores acumulados no ano o indicador ainda apresenta elevação, de 3,2%.

Em termos regionais, na comparação em 12 meses observou-se alta em todas as regiões, com exceção da região Sudeste, que caiu 3,4%. Desta forma, ficou a seguinte configuração: Norte (5,6%), Centro-Oeste (4,4%), Nordeste (2,3%), Sul (4,3%).

Após avanço no indicador de recuperação de crédito registrado nos primeiros meses do ano, as últimas aferições mostraram novos resultados negativos, especialmente na região Sul do país. Desta forma, o quadro de inadimplência na economia torna a se deteriorar, uma vez que o aumento dos registros de consumidores inadimplentes realizados nos últimos meses ainda ocorre em maior intensidade do que a do pagamento das contas.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em:

http://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Recuperação-de-Crédito-1.xlsx