O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – caiu 2,0% no primeiro semestre do ano, quando comparado ao mesmo período de 2013, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em junho, a queda foi de 1,8% ante maio, expurgados efeitos sazonais.

A queda manteve o indicador em trajetória de desaceleração no acumulado em 12 meses (comparação entre jul/13 até jun/14, contra jul/12 até jun/13), que passou de 1,0% em maio para 0,4% em junho. Contra junho de 2013, o indicador caiu 6,5% nesta última aferição.

recup1

Desde o ano passado, o indicador de recuperação de crédito segue em tendência de desaceleração. Seu atual ritmo de crescimento é condizente com a conjuntura econômica: o desaquecimento do mercado de trabalho, a queda recente da taxa de inadimplência, a menor concessão de crédito, entre outros fatores. Assim, todos os fatores mantidos constantes, para este ano a expectativa é de que esta desaceleração continue, mantendo o indicador estável com relação a 2013.

Regiões

Quando confrontados os primeiros seis meses do ano, contra igual período do ano anterior, a região Sudeste acumula a maior queda (4,2%). Na região Norte houve queda de 1,6%, e no Nordeste de 1,2%. Já a região Sul e Centro-Oeste apresentaram elevação, de 3,2% e 3,6%, respectivamente.

Na comparação mensal dos dados dessazonalizados, houve diminuição em todas as regiões, com exceção da região Centro-Oeste, que aumentou 0,8% na margem. Na região Sudeste, principal peso dentre as regiões, houve a queda mais intensa: 2,6%. No Nordeste, a variação foi negativa em 1,8%, na região Sul a diminuição foi de 0,8%, enquanto na região Norte a variação foi de -0,7%.

Varejo

O indicador que considera a recuperação de crédito no setor varejista aponta uma queda ainda maior no ano, -15,7% quando confrontado ao primeiro semestre de 2013. Para as demais regiões, mantida a base de comparação, a configuração ficou a seguinte: Nordeste, (-21,7%), Centro-Oeste (-18,3%), Norte (-17,7%), Sul (-14,0%) e Sudeste (-13,0%).

recup2

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.