O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – caiu 4,4% em agosto, na comparação mensal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado do ano contra o mesmo período de 2013 (janeiro a agosto), a queda foi de 2,5%.

recup-1

No resultado de longo prazo – calculado pelo valor acumulado em 12 meses (set/13 a ago/14 contra set/12 a ago/13) – a variação é a menor da série histórica, iniciada em janeiro de 2005, com recuo de 0,9%. Já contra agosto de 2013, o indicador foi 6,2% menor nesta última aferição.

A tendência de desaceleração do indicador de recuperação de crédito intensificou-se nos últimos meses. Este resultado é condizente com a conjuntura econômica: desaquecimento do mercado de trabalho, queda recente da taxa de inadimplência, menor concessão de crédito, entre outros fatores. Desta forma, espera-se uma queda de até 3% no resultado do ano.

Regiões

Na comparação mensal (agosto contra julho/14) dos dados dessazonalizados houve queda em todas as regiões. Na região Centro-Oeste, a queda foi mais intensa (5,2%), seguida da região Sul e Sudeste, que registraram quedas de 4,8% e 4,4%, respectivamente. Norte e Nordeste, por sua vez, diminuíram 2,7% e 3,9% no período.

Quando confrontados os valores acumulados no ano, a região Sudeste é a principal responsável pela queda do índice, tendo registrado uma variação de -4,8%. As regiões Norte e Nordeste também apresentam queda de 2,9% e 1,8%, respectivamente. Já as regiões Sul e Centro-Oeste tiveram aumento de 3,1% e 3,5%, respectivamente.

Varejo

A recuperação de crédito no setor varejista também mostrou queda generalizada na comparação mensal: Sul (-8,3%), Sudeste (-7,5%), Nordeste (-4,8%), Centro-Oeste (-4,1%) e Norte (-2,4%).

recup-2

 

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito/