O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou crescimento em fevereiro de 0,3% na comparação mensal com ajuste sazonal. Já na análise acumulada em 12 meses, houve queda de 0,3% (março de 2017 até fevereiro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na comparação com o mesmo mês de 2017 a alta foi de 3,7%.

 

recuperacao-de-credito-março-2018

Em termos regionais, na comparação acumulada em 12 meses, observou-se alta na região Sul (5,6%) e Sudeste (0,5%). Em sentido oposto, a região Nordeste foi o destaque negativo (-5,6%), seguido do Norte (-3,6) e Centro-Oeste (-2,0%).

recuperacao-de-credito-atividade-economica-2018

Apesar da queda no acumulado em 12 meses, algumas regiões já conseguiram reverter suas tendências ao longo do último ano, efeito ligado ao gradual aumento da atividade econômica e melhoria do mercado de trabalho. Caso esse cenário continue, espera-se convergência da recuperação de crédito para as demais regiões a níveis positivos ao longo do ano.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.